Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Geral

Geral

Microcervejarias artesanais se reúnem em Porto Alegre

Porto AlegreCom o objetivo de orientar o público sobre gestão e tendências de mercado, a 3ª edição do Seminário de Gestão para Microcervejarias Artesanais será realizado no dia 24 de novembro, das 14h às 20h, no Hotel Continental (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 77, Centro). A atividade, promovida pelo SEBRAE/RS com apoio da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), apresentará também os resultados do projeto Qualificar as Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul e as orientações para a edição 2017. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://www.sympla.com.br/3-seminario-de-gestao-para-microcervejarias-artesanais__101522?token=3bfbae9b33119ecd5fca06c3c5dddc85.

Atualmente com 45 empresas produtoras da bebida em todo o Estado, o projeto se consolidou a partir de uma iniciativa pioneira, que uniu aspectos de gestão e mercado, incluindo tópicos como legislação vigente para o segmento. Conforme explica a gestora do SEBRAE/RS, Francine Oliveira Danigno, “a terceira edição do Seminário reforça os objetivos de orientar e capacitar o público cervejeiro, para estimular cada vez mais o mercado gaúcho”, disse.

Além de apresentar os resultados de 2015/2016, o evento trará uma série de palestras e depoimentos de empresários que integram as atividades. Entre os assuntos estão as inovações em design de rótulos, com participação de representantes das cervejarias Zapata, Brasserie 35, Sud Birrificio e Malvadeza. Outra questão importante será a integração das cervejarias com outras cadeias (gastronomia, hotelaria e turismo e supermercadistas).

O Rio Grande do Sul é considerado um dos maiores estados produtores do País. São mais de 50 cervejarias artesanais em operação, muitas delas reconhecidas e premiadas em competições nacionais e internacionais. Francine ressalta que a bebida gaúcha vive um momento especial. “As empresas estão cada vez mais desenvolvidas em termos de gestão, com receitas criativas e qualidade de produto”, finaliza.

Programação:
14h – Abertura
14h30 – Inovações no segmento cervejeiro em relação a rótulos e/ou estilos - Mediador Sady Homrich, Zapata (Viamão), Brasserie 35 (Turuçu), Sud Birrificio (Bento Gonçalves), Malvadeza (POA).
15h30 – Cervejarias fazendo integração com outras cadeias (gastronomia, hotelaria e turismo e supermercadistas): Mediador Roger Klafkle, Babel (POA), Heilige (Santa Cruz), Edelbrau (Nova Petrópolis) e Portoalegrense (POA).
16h30 – Break
16h45 – Apresentação dos Resultados do Projeto Polo Cervejeiro 2015-2016 e proposta do Polo Cervejeiro 2017 – Francine Danigno (SEBRAE/RS)
17h15 – Apresentação diretoria AGM
18h – Fortalecendo o segmento cervejeiro por meio das Associações – Mediadora Daiane Kolla, Seasons (POA), Irmãos Ferraro (POA) e convidados
20h – Coquetel de encerramento.

 

Cuidados com câncer: Humanos X Animais

A relação entre homens e animais vai muito além do afeto e afinidade. Doenças, sintomas e tratamentos também são semelhantes, principalmente quando o assunto é câncer. Os números da doença não param de crescer, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que neste ano haja uma média de 596 mil casos de câncer no Brasil e no mundo animal o cenário não é diferente.

O Dr. Andrigo Barboza, médico veterinário parceiro da COMAC (Comissão de Animais de Companhia) do SINDAN e especialista em câncer de pequenos animais, esclarece algumas semelhanças nos cuidados da doença.

“Diversas neoplasias podem apresentar sintomas semelhantes e estes, normalmente, estão relacionados com o tipo de tumor e sua localização”. Isso acontece, por exemplo, em casos de tumores ósseos, de mama e até de pulmões. A detecção de nódulos nas mamas, a partir do exame físico é um passo importante tanto para mulheres como para gatas e cadelas, já que em grande parte dos pacientes é possível verificar anormalidades, sensibilidade exacerbada e aumento de temperatura.  No câncer de pulmão, humanos e animais apresentam sinais como tosse, dificuldade respiratória, entre outros.

Nos exames, utilizados como parte do diagnóstico ou como terapia, em casos cirúrgicos ou para radioterapias, a relação entre humanos e animais torna-se ainda mais estreita. Um dos mais comuns entre eles é o ultrassom, para a identificação de estruturas intra-abdominais, radiografias, com o objetivo de avaliar estruturas ósseas e vias respiratórias. Outros exames como a citologia, histopatologia, imuno-histoquímica e citometria de fluxo são amplamente utilizados pela medicina veterinária e humana para o diagnóstico preliminar e definitivo.

Os tratamentos também seguem a mesma linha. Segundo Dr. Andrigo, “O tratamento de animais e pessoas com câncer, atualmente, são bastante semelhantes e estes envolvem em muitos casos a remoção cirúrgica associada ou não à quimioterapia/ radioterapia, terapias alvo dentre outras modalidades realizadas de acordo com a necessidade de cada caso”.

Como ajudar na proteção dos animais contra o câncer?

1)         Fique alerta à saúde dos animais e sempre consulte um médico-veterinário. O diagnóstico precoce pode trazer melhores chances de tratamento dos pets.

2)         A castração precoce minimiza as chances de tumores de mama, ovarianos e uterinos.

3)         Não utilize fármacos anticoncepcionais. Assim, a saúde do animal é preservada e as chances de alguns tipos de câncer são minimizadas.

4)         Ofereça sempre uma alimentação equilibrada ao animal. Dietas com menores quantidades de carboidratos e a utilização de antioxidantes podem ajudar durante a terapia de pacientes com câncer.

Sobre a COMAC

A COMAC (Comissão de Animais de Companhia do SINDAN - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), criada em 2007, visa estruturar um ambiente de intercâmbio de informações e ideias, propondo e executando ações que estimulem o desenvolvimento do mercado pet brasileiro, em especial nas áreas ligadas à saúde animal. Tem por objetivo tratar dos assuntos ligados ao mercado de animais de companhia (cães e gatos), visto como um dos mais importantes e crescentes segmentos da indústria veterinária brasileira e mundial. Através de pesquisas do segmento, a COMAC deseja informar sobre os benefícios da relação entre os animais de estimação e o homem, a importância do médico veterinário na prevenção de doenças e na manutenção da saúde dos animais, valorizando a medicina veterinária e seus profissionais.

Última atualização ( Sex, 18 de Novembro de 2016 13:46 )
 

Câncer de próstata atinge 1,1 milhão por ano

17 de novembro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer da Próstata, por isso mês de novembro, é também conhecido como “Novembro Azul”. É o mês destinado à conscientização mundial sobre esse tipo de câncer. A doença é a segunda maior causa de morte por câncer no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Dados do Instituto Nacional do Câncer estimam que sejam diagnosticados mais de 61 mil novos casos no país até o final deste ano.

E esses dados não param por aí, segundo a Globocan 2012, o câncer de próstata atinge mais de 1,1 milhão de homens em todo o mundo, chegando a causar cerda de 300 mil mortes anualmente. Por isso o diagnóstico precoce da doença é tão importante. Segundo o Dr. Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway, o diagnóstico rápido da doença faz com que o tratamento seja eficaz em 9 entre 10 casos. “Quanto mais consciência os homens tiverem da doença e de como diagnosticá-la e preveni-la, maiores são as chances de cura e sucesso no tratamento, por isso campanhas como essa são tão importantes”, comenta.

A doença em estágio inicial normamente não causa algum tipo de sintoma, mas em casos avançados, a pessoa pode apresentar fluxo urinário fraco ou interrompido, impotência, sangue no líquido seminal, franqueza ou dormência nas pernas e pés, dor ou ardor durante o xixi e até perda do controle da bexiga. Ainda segundo o especialista, justamente por não apresentar sintomas relevantes em estágio inicial é que existe essa importância da realização de exames periódicos.

Quanto à prevenção, deve-se ficar atento não só aos fatores de risco como a idade e o histórico familiar, a incidência de casos da doença é reduzida quando o homem adota medidas simples em seu dia a dia. Uma dieta saudável e a prática de exercícios são fundamentais para quem quer manter-se longe das doenças. “Quando me refiro a hábitos saudáveis, não estou dizendo que o homem precise virar um atleta, se ele praticar exercícios de intensidade moderada por 150 minutos durante a semana, aliando isso a uma dieta mais equilibrada que inclua antioxidantes, dentre eles o selênio, vitamina E e o licopeno. Já terá grandes resultado”, finaliza.

 

Mudanças no cotidiano podem resultar em economia na conta de luz

Optar por lâmpadas de LED, ter atenção à fiação elétrica e com os grandes vilões de uma casa como, por exemplo, chuveiros, torneiras elétricas, aquecedores, lavadoras de louça e alguns tipos de secadoras de roupa. Esses são alguns pontos que merecem a atenção para evitar a cobrança da taxa extra de R$ 1,50 para cada 100 kWh nas contas de energia do consumidor, a chamada bandeira amarela, anunciada pela a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no começo de novembro.

A redução pode ser ainda maior se levarmos em consideração o horário de verão presente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O adiantamento do relógio em uma hora nesses estados gera benefícios à população e ao governo, pois há uma redução no consumo de eletricidade entre as 18h e 21h, quando é registrada a maior demanda por energia. No ano passado, a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS).

Segundo Everton Cezar, responsável pela Master House Manutenções e Reformas de Porto Alegre, a redução de gastos residenciais, por exemplo, pode ser mais visível com pequenas alterações nos ambientes e escolhas mais conscientes. Além das já conhecidas boas maneiras do cotidiano, como apagar as luzes de cômodos vazios e evitar deixar aparelhos no modo stand by, também é preciso que outras práticas sejam levadas em consideração. “Atualmente, o cliente paga taxa extra de R$ 1,50 para cada 100 kwh. Isso, numa soma total, gera um alto custo. Revisar as instalações é o melhor jeito de aproveitar o verão e ainda reduzir gastos no período”, destaca.

Além disso, Cezar garante que as mudanças podem trazer bons resultados em médio prazo. “Acaba a estação (verão) e a economia permanece. Outra coisa que devemos reforçar é que uma boa instalação elétrica mantém os ambientes seguros, sem riscos de curtos e possíveis incêndios”, alerta o profissional.

Confira algumas dicas:

Opte por lâmpadas de LED – Apesar de custarem um pouco mais – entre R$ 40 e R$ 120 –, são as melhores opções do mercado, pois consomem menos energia que as fluorescentes e incandescentes. Além disso, chegam a ser 12 vezes mais eficientes do que as outras, e têm uma vida útil de 50 mil horas. A redução na conta de energia no mês pode chegar a 90%.

Atenção à fiação – O que determina o consumo de um aparelho é sua potência, e não sua voltagem. Aparelhos 220V são fabricados para que haja economia nas instalações onde os mesmos serão ligados. Para uma mesma potência, um aparelho 127V necessita de cabos de maior bitola (dimensão), devido às correntes que passam por eles serem maiores. Consequentemente, os disjuntores precisarão também ser de maior corrente, gerando mais custos.

Só para os vilões da energia – Chuveiros, torneiras elétricas, aquecedores, lavadoras de louça e alguns tipos de secadoras de roupa devem possuir circuito exclusivo, assim como o circuito de iluminação. Além de trazer economia, quando for necessária uma manutenção em outros circuitos a iluminação poderá permanecer ligada.

Faça as contas – Dimensione o quadro de distribuição, circuitos e os conduítes prevendo futuras ampliações, evitando assim gastos futuros. Se possível, equilibre as cargas entre as fases, isto é, a soma das potências ligadas a uma fase deve ser igual a soma das potências da outra fase.

 

Com pocket show do Espetáculo Korvatunturi, Papai Noel é recebido por mais de 2.500 pessoas no Canoas Shopping.

A chuva que transferiu o evento para o estacionamento coberto do Canoas Shopping não tirou o entusiasmo da multidão com mais de 2.500 pessoas que foi esperar o personagem mais importante do Natal nesta quarta-feira, dia 9. Papai Noel chegou pouco depois das 20h com um show de fogos de artifício e um pocket show do Espetáculo Korvatunturi, companhia artística de Gramado que apresentou uma fusão de teatro, dança e técnicas circenses, e que trouxe a magia do Natal para todas as idades.

Depois do show teve início outra tradição do Canoas Shopping: um animado desfile com Papai Noel, seus ajudantes, os artistas do Espetáculo Korvatunturi e o grande público que lotou todos os corredores do Shopping.

O auge do cortejo foi no Jardim de Natal, cenário localizado na Praça de Eventos Guilherme Schell, quando o Bom Velhinho posou para fotos com as crianças, recebeu pedidos de presentes além, é claro, de recolher muitos bicos.

Uma tradição que se repete há 18 anos, a chegada do Papai Noel no Canoas Shopping tem como objetivo retribuir o carinho da comunidade e tornar ainda mais feliz a data mais esperada do ano.

Horários para o Trono do Papai Noel

  • ·         09/11 – das 20h às 22h
  • ·         De 10/11 à 09/12 – das 12h às 20h
  • ·         De 10/12 à 23/12 – das 12h às 21h (segundas a sábados). Domingos, das 12h às 20h
  • ·         Dia 24/12 – das 10h às 18h
 

Base Aérea de Canoas abre seus portões no feriado do dia 15 de novembro

Venha passar seu feriado à sombra das asas das aeronaves da Força Aérea Brasileira e se encantar com a Esquadrilha da Fumaça, que retorna a Canoas depois de três anos.

Tradicionalmente ocorrido no dia das crianças, o evento “Portões Abertos” será realizado, neste ano, no dia 15 de novembro. Diferente das edições anteriores, mas com a mesma ênfase nas famílias, nas crianças e nos adoradores de aeronaves, a Base Aérea de Canoas preparou várias atrações para surpreender o público, como a tão esperada apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que chega com suas novas aeronaves A-29 Super Tucano.

O Portão Principal da Base será aberto às 10 horas e o encerramento das atividades ocorrerá às 17 horas. A entrada é gratuita, porém, contamos com a colaboração de todos com a doação de 1 (um) quilo de alimento não perecível que, posteriormente, será repassado à instituições carentes por intermédio da Capelania desta Base Aérea.

Além da Esquadrilha da Fumaça, o evento contará com as seguintes atrações:

- Decolagens e pousos de aeronaves;

- Exposição estática de aeronaves civis e militares;

- Exposição Institucional da Força Aérea Brasileira;

- Estandes de produtos e serviços;

- Praça de alimentação; e

- Praça de brinquedos infantis.


SERVIÇO:

Feriado na Base Aérea de Canoas – Portões Abertos

Data: 15 de novembro, das 10 às 17 horas.

Local: Base Aérea de Canoas (Rua Augusto Severo nº1700, bairro Nossa Sra. das Gracas, Canoas).

Evento aberto ao público, entrada franca e 1 (um) quilo de alimento não perecível.

 
Página 6 de 213

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital