Jornal Correio de Notícias

Página Inicial | Esportes

Especiais

Mulheres têm mais chances de ter um AVC

Dia 29 de outubro é o Dia Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), ou derrame cerebral. O AVC é um entupimento ou rompimento de vasos que levam sangue ao cérebro, o que ocasiona uma paralisia na área em que acabou ficando sem a circulação sanguínea adequada. Segundo o Dr. Elia Ascer, cardiologista do Docway (www.docway.co), existem dois tipos de AVC: o Isquêmico, quando ocorre o entupimento dos vasos que levam o sangue até o cérebro; e o Hemorrágico, que rompe os vasos sanguíneos provocando sangramentos no cérebro. 

Dados da Organização Mundial de AVC a World Stroke Organization apontam que seis em cada dez mortes por Acidente Vascular Cerebral acontecem com mulheres, devido ao número aumentado de fatores de risco. Ainda segundo dados da organização, uma a cada cinco mulheres pode sofrer um AVC. “Até os 50 anos as chances que AVC são maiores nos homens, porém, após essa idade, elas igualam ou até aumentam nas mulheres devido as grandes mudanças que o organismo feminino apresenta”, explica o médico.

Segundo o especialista, o uso de pílulas anticoncepcionais (especialmente no caso de mulheres com hipertensão), a reposição hormonal após a menopausa, colesterol, diabetes, além da mudança do estilo de vida da mulher, acabam aumentando os riscos de um AVC. “O estilo de vida da mulher mudou muito nos últimos anos, o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, do tabagismo, do stress, atrelados a todos os outros sintomas, aumentam os riscos da patologia”, comenta.

O AVC na mulher é sempre mais agressivo, podendo deixar sequelas graves. Por isso, estar atenta aos sintomas e ao estilo de vida é fundamental para essa prevenção. “Com cuidados básicos e maior atenção conseguimos atenuar os danos causados pelo AVC, ao menor sinal a vítima deve ser levada imediatamente ao hospital, já que os danos são consideravelmente menores se o atendimento for rápido”, detalha Ascer.

Independente do tipo de acidente que a paciente deve, suas consequências são sempre danosas, já que o AVC é um dos que mais impactam na capacidade de realização de tarefas, até mesmo as mais simples. “O tratamento e a reabilitação dependem das particularidades do caso, já que o Acidente Vascular Cerebral acontece em determinadas intensidades, desde a menor que pode não causar sequelas, as mais graves, que podem impossibilitar a pessoa de sair da cama e até levar a morte”, conta o especialista.

Para finalizar, Ascer lembra que muitos são os fatores que contribuem para o Acidente Vascular Cerebral, alguns não podem ser mudados, como a idade. Porém, outros fatores que podem levar ao problema como a hipertensão, a diabetes e a obesidade podem ser diagnosticados tratados. “Hábitos saudáveis e pratica de atividades físicas, ajudam a prevenir doenças e a diminuir as chances da paciente sofrer um AVC”, completa.

 

Governo desampara contribuintes

Depois de considerar inconstitucional a desaposentadoria na última quarta-feira, 26 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) cancelou o direito de quem está inativo a optar por uma aposentadoria melhor no futuro e para isso retornar ao mercado de trabalho e continuar a contribuir com a Previdência Social. Além de contribuir para piorar a realidade de quem depende de seu benefício para se manter, a Corte não deu resposta à principal pergunta sobre este julgamento: qual a contrapartida para quem voltou a contribuir para ter um salário-de-benefício maior?

Diversas entidades de defesa de aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS se manifestaram contra esse silêncio do Supremo em relação ao tratamento a ser dado a quem contribuiu com os cofres do Instituto. “Antes existia o pecúlio e com isso o INSS devolvia ao aposentado que continuou contribuindo todas as suas contribuições de uma única vez. Mas desde 1994 esta modalidade de contribuição foi extinta. Precisamos de uma manifestação do Executivo sobre o que será feito para reparar esta crueldade imposta aos contribuintes”, comentou o advogado e consultor jurídico do CENTRO BRASILEIRO DE APOIO AO APOSENTADO E TRABALHADOR (CEBRAAT), Carlos Elias.

O questionamento do Dr. Carlos Elias também é feito pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). A presidente da Entidade, Adriane Bramante, até mesmo sugeriu a adoção de medidas alternativas para o ressarcimento aos segurados. “Não se sabe ainda se terão que devolver ou não [o benefício], isso vai depender de caso a caso, talvez o INSS faça uma compensação administrativa até pelo caráter alimentar da aposentadoria”, especulou Adriane em matéria publicada pela Agência Brasil.

Alarde desnecessário

A decisão de classificar a desaposentação (ou desaposentadoria) como inconstitucional teve como justificativa o desgaste financeiro do INSS em 30 anos. A informação passada pelo Governo é de que o déficit poderia chegar a mais de R$ 180 bi. Mas de acordo com uma corrente de especialistas contrários à idéia de rombo na previdência, este “prejuízo” seria dado se as aposentadorias novas fossem remuneradas pelo valor do teto, que hoje é de R$  5.189,82.

“Os aposentados não podem ser penalizados por causa de decisões erradas do Executivo Nacional. Acreditamos que a pauta será reencaminhada ao Congresso para nova discussão da forma de ressarcimento a quem continuou a contribuir para o INSS depois de aposentado e agora foi totalmente desamparado pelo governo federal”, finalizou o dr. Carlos  Elias.

 

A saúde dos pets também começa pela boca!

ssim como acontece com os seres humanos, cães e gatos também trocam a arcada dentária. Por volta do terceiro ao sexto mês, os pets renovam a dentição e os dentes provisórios (ou de leite) dão lugar aos permanentes.
Porém, alguns animais, especialmente das raças de pequeno porte, não efetuam totalmente a troca de dentes, podendo apresentar até a fase adulta alguns dentes de leite. Esta condição pode favorecer o acúmulo de restos alimentares e, consequentemente, o aparecimento de placa bacteriana ou ‘tártaro’, o que acaba causando o mau hálito e amarelando os dentes.
“A placa bacteriana é formada inicialmente por uma camada de bactérias localizada na superfície dental e que se acumula principalmente no sulco gengival, local este onde a limpeza natural pelo fluxo salivar e abrasão dos alimentos e da língua é dificultado. Cães de raças de pequeno porte como, por exemplo, poodle, pinscher e yorkshire apresentam maior predisposição ao desenvolvimento de tártaro”, explica Ricardo Cabral, Médico Veterinário Coordenador de Desenvolvimento de Produtos Pet da Vetnil.
A placa pode evoluir para a gengivite e para outras doenças periodontais. Como consequência, pode ocorrer comprometimento dos tecidos suportes do dente, como o osso alveolar, levando à perda dos mesmos. Além disso, as bactérias podem cair na corrente sanguínea e atingir órgãos vitais, como fígado, rins e coração, levando a problemas mais sérios.
“Infelizmente, a doença periodontal não tem cura, por isso a importância da prevenção. Se ela já estiver instalada, deve ser acompanhada para evitar sua progressão. Recomendamos a escovação periódica dos dentes dos animais desde muito cedo, a utilização de antissépticos bucais apropriados para os pets e visitas periódicas ao veterinário para manter a saúde bucal dos cães e gatos”, complementa Ricardo.
A escovação remove restos de comida e, principalmente, placa bacteriana aderida aos dentes. Ela deve ser diária ou pelo menos quatro vezes por semana. Já com relação à alimentação, quanto mais duro é o alimento, maior é o atrito e a remoção da placa nos dentes. “É importante levar os pets ao veterinário, pois somente ele está habilitado a realizar uma avaliação odontológica completa, estabelecendo um programa de prevenção e tratamento odontológico”, finaliza o veterinário.
Atualmente, existem no Brasil, profissionais especializados em odontologia veterinária para atender desde os casos mais simples até situações que merecem um cuidado especial.
Dica Vetnil
O Periovet® é uma solução a base de Digluconato de Clorexidina a 0,12%, indicada para a higienização oral de cães e gatos. Auxilia na manutenção da saúde bucal e no controle do mau hálito. Com sabor menta, Periovet® está disponível na apresentação líquida, spray com 100mL, e em gel, bisnagas contendo 25g.
Sobre a Vetnil
Fundada pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, a Vetnil atua há mais de 20 anos no mercado veterinário. A empresa 100% nacional atua na área de pesquisas e desenvolvimento de produtos para a saúde e performance de equinos, sendo uma das líderes de mercado no segmento. Também está presente no mercado PET estando entre os maiores laboratórios do setor, desenvolvendo soluções voltadas à saúde e nutrição dos animais de companhia, e no segmento de animais de produção. Com forte atuação no Brasil, também está presente nos principais eventos do setor no exterior e exporta para diversos países, entre eles: Angola, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Croácia, República Dominicana, México, Panamá, Paraguai, Peru, Qatar, Eslovênia, Emirados Árabes e Uruguai. A empresa acumula premiações importantes, entre elas “Empresa que mais cresceu em 2005 no setor veterinário” (Anuário Exame Agronegócio 2006-2007), “Melhor empresa do setor de produtos veterinários” (Anuário do Agronegócio 2006, da Revista Globo Rural), “100 Melhores empresas para se trabalhar no Brasil” (Revista Época, 2006), “30 Melhores empresas para a mulher trabalhar” (Revista Época, 2006), “Melhores do Agronegócio 2011 na categoria Produtos Veterinários, pela Revista Globo Rural”, “As 200 Pequenas e Médias Empresas Que Mais Crescem No Brasil” (Revista Exame, 2015), “Melhores do Agronegócio – As 10 melhores do Setor Saúde Animal” (Anuário do Agronegócio 2015, Revista Globo Rural).

Assim como acontece com os seres humanos, cães e gatos também trocam a arcada dentária. Por volta do terceiro ao sexto mês, os pets renovam a dentição e os dentes provisórios (ou de leite) dão lugar aos permanentes.

Porém, alguns animais, especialmente das raças de pequeno porte, não efetuam totalmente a troca de dentes, podendo apresentar até a fase adulta alguns dentes de leite. Esta condição pode favorecer o acúmulo de restos alimentares e, consequentemente, o aparecimento de placa bacteriana ou ‘tártaro’, o que acaba causando o mau hálito e amarelando os dentes.

“A placa bacteriana é formada inicialmente por uma camada de bactérias localizada na superfície dental e que se acumula principalmente no sulco gengival, local este onde a limpeza natural pelo fluxo salivar e abrasão dos alimentos e da língua é dificultado. Cães de raças de pequeno porte como, por exemplo, poodle, pinscher e yorkshire apresentam maior predisposição ao desenvolvimento de tártaro”, explica Ricardo Cabral, Médico Veterinário Coordenador de Desenvolvimento de Produtos Pet da Vetnil.

A placa pode evoluir para a gengivite e para outras doenças periodontais. Como consequência, pode ocorrer comprometimento dos tecidos suportes do dente, como o osso alveolar, levando à perda dos mesmos. Além disso, as bactérias podem cair na corrente sanguínea e atingir órgãos vitais, como fígado, rins e coração, levando a problemas mais sérios.

“Infelizmente, a doença periodontal não tem cura, por isso a importância da prevenção. Se ela já estiver instalada, deve ser acompanhada para evitar sua progressão. Recomendamos a escovação periódica dos dentes dos animais desde muito cedo, a utilização de antissépticos bucais apropriados para os pets e visitas periódicas ao veterinário para manter a saúde bucal dos cães e gatos”, complementa Ricardo.

A escovação remove restos de comida e, principalmente, placa bacteriana aderida aos dentes. Ela deve ser diária ou pelo menos quatro vezes por semana. Já com relação à alimentação, quanto mais duro é o alimento, maior é o atrito e a remoção da placa nos dentes. “É importante levar os pets ao veterinário, pois somente ele está habilitado a realizar uma avaliação odontológica completa, estabelecendo um programa de prevenção e tratamento odontológico”, finaliza o veterinário.

Atualmente, existem no Brasil, profissionais especializados em odontologia veterinária para atender desde os casos mais simples até situações que merecem um cuidado especial.


Dica Vetnil


O Periovet® é uma solução a base de Digluconato de Clorexidina a 0,12%, indicada para a higienização oral de cães e gatos. Auxilia na manutenção da saúde bucal e no controle do mau hálito. Com sabor menta, Periovet® está disponível na apresentação líquida, spray com 100mL, e em gel, bisnagas contendo 25g.


Sobre a Vetnil


Fundada pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, a Vetnil atua há mais de 20 anos no mercado veterinário. A empresa 100% nacional atua na área de pesquisas e desenvolvimento de produtos para a saúde e performance de equinos, sendo uma das líderes de mercado no segmento. Também está presente no mercado PET estando entre os maiores laboratórios do setor, desenvolvendo soluções voltadas à saúde e nutrição dos animais de companhia, e no segmento de animais de produção. Com forte atuação no Brasil, também está presente nos principais eventos do setor no exterior e exporta para diversos países, entre eles: Angola, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Croácia, República Dominicana, México, Panamá, Paraguai, Peru, Qatar, Eslovênia, Emirados Árabes e Uruguai. A empresa acumula premiações importantes, entre elas “Empresa que mais cresceu em 2005 no setor veterinário” (Anuário Exame Agronegócio 2006-2007), “Melhor empresa do setor de produtos veterinários” (Anuário do Agronegócio 2006, da Revista Globo Rural), “100 Melhores empresas para se trabalhar no Brasil” (Revista Época, 2006), “30 Melhores empresas para a mulher trabalhar” (Revista Época, 2006), “Melhores do Agronegócio 2011 na categoria Produtos Veterinários, pela Revista Globo Rural”, “As 200 Pequenas e Médias Empresas Que Mais Crescem No Brasil” (Revista Exame, 2015), “Melhores do Agronegócio – As 10 melhores do Setor Saúde Animal” (Anuário do Agronegócio 2015, Revista Globo Rural).

 

Autores da Literatura Brasileira com mais chances de cair no ENEM 2016

O ENEM deste ano acontece nos dias 5 e 6 de novembro e, diferente de outros vestibulares, nesse processo não há uma lista de livros obrigatórios. Isso não quer dizer que não haverá questões sobre Literatura. Muito pelo contrário, a média é de 10 perguntas dessa disciplina a cada edição.

Para auxiliar os candidatos nesse vasto universo da literatura nacional, o Stoodi – startup de educação a distância que oferece videoaulas, plano de estudos e monitorias transmitidas ao vivo – preparou uma lista com os 7 escritores brasileiros que mais vezes protagonizaram questões das provas do Enem desde a primeira edição do exame, lembrando que para esta prova a famosa ‘decoreba’ não é uma estratégia eficaz.

1) Carlos Drummond de Andrade – 12 vezes
Sabe aquela frase “No meio do caminho tinha uma pedra”? Então, é dele mesmo: Drummond, um dos grandes modernistas brasileiros. Ele é o autor mais citado pela prova. O “Poema de Sete Faces” e “A Dança e a Alma” já marcaram presença no exame. Uma característica notável para lembrar ao analisar os trechos: seu pessimismo – e ironia diante dos acontecimentos da vida.

2) Machado de Assis – 7 vezes
Machado de Assis é um dos nossos escritores de maior prestígio. Ele fez parte do realismo e romantismo. Já aconteceu de cair perguntas no ENEM sobre a obra “Memória Póstumas de Brás Cubas”. Outro bom livropara conhecer é “Dom Casmurro”, pois levanta uma boa discussão e conta muito com a interpretação do leitor.

3) Manuel Bandeira – 7 vezes
Manuel Bandeira é outro modernista brasileiro muito importante para a literatura nacional. Foi professor da disciplina, então dominava a técnica da escrita – gostava muito de ser direto. Um exemplo de poema associado à linguagem foi uma questão que abordou seu texto “Pra mim brincar”. Sofreu, durante muitos anos, com a tuberculose e transpareceu o medo de perder a vida em seus poemas.

4) Rubem Braga – 5 vezes
Escritor muito famoso por suas crônicas. Um texto recente que apareceu na prova foi “Às duas horas de domingo”. Rubem Braga foi um cronista que deu vida aos seus textos, indo mais fundo do que apenas se apoiar em referências históricas. Tinha o costume de se expressar como um sujeito sozinho, de poucos e bons amigos.

5) Aluísio Azevedo – 4 vezes
Aluísio Azevedo é o grande nome do naturalismo brasileiro. O autor apresenta críticas fortes e pode acabar chocando alunos sensíveis e desavisados. Quem já leu “O Cortiço” sabe o que é isso. O autor criticava a moral da sociedade brasileira e os nossos costumes. Alguns de seus temas recorrentes eram a crítica à escravidão, preconceito racial e formas de exploração. Outra obra de muito destaque é “O Mulato”.

6) Ferreira Gullar – 4 vezes
Ferreira Gullar foi um poeta brasileiro muito forte por conta de seu posicionamento político. Em seus poemas, ele ressalta a importância da luta contra a opressão social. Além disso, é famoso por sua metalinguagem e o uso de palavras simples – fazia parte do neoconcretismo. Durante o regime militar, sofreu exílio e produziu muitos textos. Um exemplo de poema que caiu em uma das provas anteriores do Enem foi “Bicho urbano”.

7) Oswald de Andrade – 4 vezes
Oswald de Andrade foi um dos responsáveis por fundar o movimento modernista no Brasil. Sua linguagem era mais solta e oral, pois não agradava o autor ter que seguir um certo tom mais formal, como nos poemas anteriores. Gostava muito de arte moderna e apresentou essa nova escola literária com seus parceiros na Semana de Arte Moderna de 22. Seu primeiro poema modernista se chama “Pau-Brasil”.

* Luís Fernando Veríssimo , João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Monteiro Lobato, Mário de Andrade e Graciliano Ramos foram citados em 3 oportunidades desde que o Enem começou a ser aplicado. Já Clarice Lispector e Cecília Meireles, 2 vezes.

Sobre o Stoodi
Lançado em 2013, o Stoodi é uma startup de educação a distância que oferece videoaulas, plano de estudos e monitorias transmitidas ao vivo. A plataforma nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à educação no país, oferecendo uma plataforma intuitiva e acessível para facilitar a vida dos estudantes em fase pré-vestibular e de alunos do ensino médio que precisam de reforço escolar. A plataforma já conta com aproximadamente 220 mil cadastrados e 17,5 milhões de aulas assistidas, que correspondem a 3,2 milhões de horas de conteúdo.

 

Senac Canoas oferece curso de Drenagem Linfática Facial e Corporal

Para aperfeiçoar a aplicação de técnicas de drenagem manual, o Senac Canoas está com inscrições abertas para o curso de Drenagem Linfática Facial e Corporal. O curso tem como objetivo aprimorar os movimentos que estimulam a circulação linfática, acelerando a renovação dos líquidos biológicos, que nutrem e desintoxicam o organismo com a finalidade de melhorar a aparência e a saúde do cliente.

Com carga total de 42 horas, as aulas começam no dia 29 de outubro e acontecem todas os sábados das 9h15 às 15h15. Para inscrever-se é necessário ter 18 anos e ter concluído ou estar cursando o curso de Fisioterapia a partir do 4º semestre; Educação Física a partir do 4º semestre; Técnico em Massoterapia; Técnico em Estética ou curso de massagista.

Matrículas para o curso de Drenagem Linfática Facial e Corporal devem ser feitas no Senac Canoas, localizado na Mathias Velho, 255. Mais informações sobre a capacitação podem ser obtidas pelo telefone (51) 3476-7222 ou através do site www.senacrs.com.br/canoas. Comerciários têm desconto de 20% mediante a apresentação, no ato da matrícula, do cartão Sesc/Senac, nas categorias empresário e comerciário.

 

Super final do Gaúcho de Endurance acontece neste domingo em Tarumã

Neste final de semana, o Autódromo Internacional de Tarumã sedia a sexta e grande final do Gaúcho de Endurance - Prova Três Horas, onde cinco categorias definirão seus campeões da temporada 2016, já que duas delas tiveram campeões antecipados, na quinta etapa em Guaporé. Na categoria GP1, a mais veloz da competição, o título é de Franco Pasquale e Tiel de Andrade, e na GT2, Arthur Caleffi e Roberto Lacombe.

Nas outras cinco categorias o momento é de decisão na competição que reúne carros de Gran Turismo, protótipos e turismos, que irão acelerar no lendário circuito gaúcho e definir quem serão os grandes campeões, em uma prova que promete muitas emoções.

Na classe P2, a decisão do título tem dois carros com chances matemáticas na disputa pelo título. Vencedor da etapa de Santa Cruz do Sul e com outros três pódios na temporada, Cali Crestani é o líder, com o Tornado #03, com 385 pontos, na segunda colocação está o paulista Henrique Assunção, a bordo do MRX #75, vencedor das duas últimas etapas em Tarumã e Guaporé, com 335 pontos, uma diferença de 50 pontos, onde a etapa final tem em jogo 150 pontos. Terceiro colocado Emílio Padron, ainda tem chances matemáticas de lutar pelo título.

Na categoria P3, Marcelo Vianna e Julio Martini, com o Tubarão #05, tem uma situação bem mais confortável e já estão com a taça de campeão na mão, pois lideram com 560 pontos, com uma vantagem de 140 pontos, sobre a dupla mineira Léo e Miguel Mallaco, com o 1R #128.

A GT1 tem três candidatos na briga pelo campeonato Ricardo Mendes, com a Ferrari #155, é o líder, com 460 pontos, mas com uma diferença de apenas 40 pontos está a dupla Humberto Giacomello e André Senger, do Sonic #17, com 420 pontos; e em terceiro Dirceu Magno Adam, que com a Montana #83, soma 370 pontos.
A categoria T tem os irmăos Reinaldo e Luiz Halmenschlager, com o Gol #22, na liderança com 460 pontos, os segundos colocados são Daniel Elias e Luiz Senna Júnior, do Gol #77, que somam 390 pontos, com 70 pontos de diferença. Na TS a liderança é de Senna e Elias, donos de quatro vitórias na temporada, que somam 490 pontos, com 105 de vantagem sobre Gustavo Dal Bosco, do Golf #111, que tem 385 pontos.

Além da disputa na pista, a APE - Associação de Pilotos Endurance está preparando um "gran finale", onde no final acontecerá uma grande festa de premiação. Aqueles que quiserem curtir essa emocionante disputa também poderão compartilhar de um confortável espaço de HC, com serviço de buffet e ambiente acolhedor.

O Endurance conta com o apoio da EUROBIKE, PIRELLI e SULINA ÓLEOS.

21 DE OUTUBRO DE 2016 - SEXTA FEIRA
09:00 ÁS 18:00 SECRETARIA/COMBUSTÍVEL/PNEUS
TREINOS LIVRES A CARGO DO A.C.R.G.S.

22 DE OUTUBRO DE 2016 - SÁBADO
07:45 - 19:00 - SECRETARIA/INSCRIÇƠES/COMBUSTÍVEL/PNEUS
09:00 - 11:30 - VISTORIA TÉCNICA/SERÁ REALIZADA NOS BOXES DAS EQUIPES PARA TODAS AS CATEGORIAS
08:00 - 08:30 - 1º TREINO LIVRE OFICIAL COPA CLASSIC
08:35 - 09:15 - 1º TREINO LIVRE OFICIAL ENDURANCE
09:20 - 09:50 - 2º TREINO LIVRE OFICIAL COPA CLASSIC
09:55 - 10:40 - 2º TREINO LIVRE OFICIAL ENDURANCE

BRIEFING
08:40 - 09:00 - COPA CLASSIC
11:00 - 11:15 - CLASSIFICATÓRIO COPA CLASSIC
11:25 - 13:25 - TRACK DAY
13:35 - 13:50 - CLASSIFICATÓRIO GT1/GT2/TS/T 
14:00 - 14:15 - CLASSIFICATÓRIO P2/P3 
14:20 - 14:35 - CLASSIFICATÓRIO GP1 
14:45 - 16:45 - TRACK DAY

16:50 - ABERTURA DE BOX 2ª PROVA ETAPA SANTA CRUZ DO SUL TRANSFERIDA (PARTICIPAÇÃO EXCLUSIVA PARA OS INSCRITOS DA ETAPA)
17:00 - FECHAMENTO DE BOX
17:05 - LARGADA 25 MINUTOS DE DURAÇÃO
17:50 - 19:50 - TRACK DAY
17:30 - BRIEFING ENDURANCE

23 DE OUTUBRO DE 2016 - DOMINGO
08:00 - 17:30 SECRETARIA/INSCRIÇÕES/CREDENCIAMENTO
09:00 - 09:20 - ENDURANCE WARMUP
09:30 - CLASSIC Abertura de Boxes
09:45 - CLASSIC Fechamento de Boxes
09:50 - CLASSIC - LARGADA 1ª PROVA (VINTE E CINCO MINUTOS DE DURAÇÃO) 6ª ETAPA
10:30 - ENDURANCE Abertura de Boxes 
10:40 - ENDURANCE Fechamento de Boxes 
11:00 - ENDURANCE LARGADA DAS 3 HORAS DE TARUMà
14:10 - ENDURANCE PODIUM ENDURANCE

14:35 - CLASSIC Abertura de Boxes
14:50 - CLASSIC Fechamento de Boxes
14:55 - CLASSIC LARGADA 2ª PROVA (VINTE E CINCO MINUTOS DE DURAÇĂO) 6ª ETAPA
15:30 - CLASSIC PÓDIUM

 
Página 10 de 220

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital