Jornal Correio de Notícias

No aniversário do Espaço Multicultural Livros Sobre Trolhos, Bookcrossin distribui 100 livros nos Trens

E-mail Imprimir

Na tarde desta quinta-feira, 14 de dezembro, quem esperava na plataforma de embarque da Estação Mercado viu os trens chegarem com algo diferente dentro deles. Em vez de bancos vazios, livros ocupavam os lugares dos usuários. O acontecido causou uma leve surpresa para aqueles que não conhecem a prática do bookcrossing, que consiste em deixar livros em locais públicos para que leitores possam encontrá-los, lê-los e os passarem adiante.
A ação foi alusiva ao 9º aniversário do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado. Esse foi apenas um de uma série de eventos que ocorreram durante esta semana de comemorações, que incluiu o lançamento de um livro infantil, uma feira de troca de livros e se encerra amanhã com uma cerimônia dedicada aos “amigos da biblioteca”.
A iniciativa foi bem recebida pelos usuários: “Achei muito bacana, peguei um livro de poesia, [gênero] que eu não tenho hábito de ler. É interessante, agora, poder criar este hábito”, disse a professora de biologia Adriana Sarmento. “Eu tenho livros que poderia doar, mas não sabia. Agora sei, lendo o marcador de página”. A biblioteca amplia seu acervo apenas por meio de doações. Para contribuir, basta levar seus livros em bom estado até o local. “O livro não pode ficar parado, tem que ser reciclado. Todo mundo tem que ler. Assim como eu descobri um tipo novo de leitura, quem sabe alguém possa descobrir um gênero novo através das leituras que eu gosto”, concluiu a educadora.
Na ação, uma centena de livros foi distribuída entre os usuários do metrô, que aos poucos iam superando a timidez e pegando os exemplares.
“Já peguei livros na biblioteca”, disse Cláudio Junior, que se encaminhava para Canoas e se revelou sócio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos. “Acho uma boa essa ação. Incentiva o pessoal a ler, geralmente as pessoas ficam só no telefone”, declarou.

Livros sobre Trilhos


Criado e mantido pela Trensurb desde 15 de dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos funciona nos dias úteis, das 10h às 12h e das 13h às 19h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Oferece serviço gratuito de empréstimo de livros, com acervo de 7,8 mil publicações de diversos gêneros para os 5,3 mil sócios, além de um espaço para exposições artísticas e fotográficas. Devido ao seu trabalho de incentivo à leitura, em abril de 2010, foi reconhecido como “Biblioteca do Ano 2009” pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Em outubro de 2014, recebeu o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).


Semana de aniversário

No último dia de comemorações, sexta-feira, 15 de dezembro, uma cerimônia na biblioteca irá homenagear os “amigos do espaço”, entidades e pessoas que colaboraram com a Trensurb na manutenção da biblioteca e no incentivo à leitura.
Além disso, durante toda esta semana de aniversário, quem se dirigir ao espaço multicultural e apresentar comprovante de doação de sangue recente será presenteado com um livro. A ação tem inspiração na campanha Correntes do Bem, da Rede Marista, que busca incentivar a doação de livros e de sangue.

Serviço

Encerramento da semana de aniversário do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado:


15/12, às 15h – Cerimônia de aniversário com os amigos do espaço

Foto: Diego Nuñez/Trensurb

 

Publicidade

Publicidade

Blogs

Enquete

Você é favor da convocação de Eleições Gerais no Brasil
 

Twitter CN

    Newsletter

    Expediente

    EXPEDIENTE
    Rua Santos Ferreira, 50
    Canoas - RS
    CEP 92020-000
    Fone: (51) 3032-3190
    e-mail: redacao@jornal
    correiodenoticias.com.br

    Banner
    Banner
    Banner

    TurcoDesign - Agencia de Publicidade Digital